
O saldo da aprovação de Javier Milei, presidente da Argentina, caiu 16 pontos percentuais em apenas quatro meses. O levantamento foi feito pelo instituto de pesquisa Atlas Intel e divulgado nesta sexta-feira (24).
Cerca de 55,7% dos argentinos desaprovam o governo do mandatário vizinho contra apenas 39,9% que aprovam a gestão Milei. É a primeira vez que a aprovação do presidente argentino fica abaixo dos 40%.
Em apenas quatro meses, o saldo da aprovação de Milei despencou 16 pontos percentuais. Em junho, Milei era aprovado por 44,3% contra 44,1% críticos de seu governo. Foi o último levantamento no qual o presidente argentino teve saldo positivo na avaliação da gestão.
Já em julho, a desaprovação cresceu para 47,8%, ante 45,1% de aprovação. Em agosto, outro marco importante: foi a primeira vez na qual o levantamento apontou desaprovação acima dos 51%.

No mês de setembro, mais um dado desastroso para Milei. Pela primeira vez, desde o início de seu mandato, o saldo da desaprovação superou os 10 pontos percentuais – 53,7% de desaprovação e somente 42,4% de aceitação por parte dos argentinos.
Agora em outubro, esse saldo é de exatos 16 pp. Tal cenário acontece há dois dias das eleições para a Câmara Federal argentina, marcadas para este domingo, 26/10.
A AtlasIntel realizou uma pesquisa online com 6.526 participantes entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 1% e o nível de confiança é de 95%.