
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou nesta segunda-feira (15) ilustrações em suas redes sociais que apresentam uma representação controversa de países da América do Sul governados por lideranças de esquerda, entre eles o Brasil.
As postagens ocorreram após a vitória do candidato de direita José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo (14), em um contexto de acirramento das disputas políticas na região.
Nas imagens, Milei divide a América do Sul em duas áreas distintas para retratar o cenário político do continente. Em uma delas, classificada por ele como “favela”, aparecem Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia, apresentados como países em decadência e associados visualmente a um grande aglomerado urbano precário.

Na outra área, países como Argentina, Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru são retratados como parte de uma região futurista e desenvolvida, vinculada à ideia de progresso e estabilidade sob governos de direita.
Em uma segunda publicação, a divisão do continente foi apresentada por meio de cores. A área identificada como “favela” aparece em vermelho, associada por Milei à esquerda, descrita como aquela que “retrocede”. Já a região considerada desenvolvida surge em azul, vinculada à direita, que, segundo o presidente argentino, é onde a “liberdade avança”.