Milei veta imprensa durante posse de ministros e revolta jornalistas: “Primeira vez em 40 anos”

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 12:58
O presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: AFP

O presidente argentino Javier Milei quebrou uma tradição de décadas do país e vetou a participação da imprensa na posse de ministros. A cerimônia foi privada e não teve transmissão, sendo a primeira neste formato desde a redemocratização do país, que ocorreu há cerca de quatro décadas.

A proibição acendeu um alerta e surpreendeu profissionais veteranos que são credenciados para cobrir a Casa Rosada. Alejandro Alfie, redator do jornal “Clarín”, afirmou que se sentiu frustrado com a decisão de Milei e criticou a medida.

“Não foi possível entrar ou ver de circuito fechado. Dois tuiteiros transmitem algumas fotos e vídeos de suas contas nas redes sociais. É a privatização da comunicação pública”, afirmou. Outro jornalista do mesmo veículo, Ignácio Orteli, afirmou que o veto do novo presidente foi um tiro no pé, já que impede a cobertura de uma medida popular: a redução do número de ministérios de 18 para nove.

O presidente argentino Javier Milei durante a posse de ministros. Foto: Reprodução

Além de críticas isoladas de profissionais, a Associação dos Repórteres Gráficos da República Argentina divulgou uma nota contra o veto e dizendo que ele ocorreu “de forma arbitrária”. “Pela primeira vez em 40 anos não poderemos cumprir nosso trabalho”, diz a entidade.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras também criticou Milei. Artur Romeu, diretor da entidade na América Latina, comparou o argentino aos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump e afirmou que a medida tem o objetivo de “desacreditar os meios de comunicação”.

“Tal como Trump e Bolsonaro, o novo presidente argentino utiliza uma retórica abertamente hostil ao jornalismo, retomada e amplificada nas redes sociais por seus seguidores. Esta estratégia visa a desacreditar os meios de comunicação social e os jornalistas críticos das suas políticas”, afirmou Romeu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.