Milei virá ao Brasil para evento de extrema-direita e não se encontrará com Lula

Atualizado em 1 de julho de 2024 às 21:40
O presidente da Argentina, Javier Milei, falando em microfone, olhando para o lado e apontando pra frente
O presidente da Argentina, Javier Milei – Reprodução

O presidente da Argentina, Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, confirmou sua vinda ao Brasil para participar de um evento conservador.

Segundo anúncio feito nesta segunda-feira (1º) pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o argentino fará um discurso na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) 2024, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A presença dele foi confirmada pela Casa Rosada, embora a reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tenha sido oficializada.

De acordo com o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, Javier Milei não comparecerá à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, programada para 8 de julho no Paraguai.

O representante destacou que a ausência se deve à “agenda cheia” do presidente argentino e que a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, estará em nome da Argentina no evento. Ele também afirmou que o Milei não se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua visita ao Brasil.

 

A relação entre Lula e Milei tem sido marcada por tensões, especialmente após o argentino chamar o petista de “corrupto”. O presidente brasileiro exigiu um pedido de desculpas, mas o político reafirmou suas declarações em entrevista ao La Nación, mencionando que Lula foi preso por corrupção. Essas trocas de acusações foram frequentes durante a campanha eleitoral argentina e nos primeiros dias após o resultado.

Em setembro de 2023, Milei disse à The Economist que Lula não era apenas um socialista, mas alguém com uma “vocação totalitária”. Já o parlamentar do PT comparou o argentino a Bolsonaro em março de 2024, afirmando que ambos agem “contra o sistema” político.

Lula também não compareceu à posse de Milei em dezembro de 2023, enviando o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como representante. Bolsonaro, por outro lado, foi convidado diretamente por Milei e teve um lugar de destaque na cerimônia.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link