Milhares de voluntários desistem de participar das Olimpíadas de Tóquio

Atualizado em 3 de junho de 2021 às 7:47
Olimpíadas

Publicado originalmente no RFI:

Cerca de 10.000 dos 80.000 voluntários inscritos nos Jogos Olímpicos de Tóquio desistiram de trabalhar no evento nos últimos meses, revelaram os organizadores a 50 dias da abertura.

O diretor-geral de Tóquio-2020, Toshiro Muto, revelou a informação à imprensa local na noite desta quarta-feira (2). A preocupação principal dos voluntários é o risco pandêmico.

Muitos também se retiraram por motivos de calendário, depois que os jogos foram adiados por um ano, ou para protestar contra os comentários sexistas do ex-presidente de Tóquio-2020 Yoshiro Mori. Forçado a renunciar em fevereiro, ele foi substituído por Seiko Hashimoto.

Organizar os Jogos Olímpicos nas condições sanitárias atuais “não é normal”, declarou na quarta-feira o principal conselheiro científico do governo japonês, Shigero Omi. O estado de emergência foi prorrogado no país na última sexta-feira (28), diante da crise sanitária. O país enfrenta sua quarta onda epidêmica e apenas 2,5% da população recebeu duas doses da vacina anticovid.

Entre os voluntários que desistiram de participar do evento estão alguns dos 80% dos japoneses que se opõem à realização dos jogos neste ano, de acordo com pesquisas nacionais. Em Tóquio, as pesquisas revelaram uma distribuição mais uniforme (50-50) entre apoiadores e opositores. Muto garantiu que um número menor de voluntários não afetará a realização das competições.

Novos detalhes das cerimônias

Em entrevista a um jornal esportivo local, Seiko Hashimoto disse que descartava um novo adiamento e que o cancelamento só ocorreria em circunstâncias catastróficas, se a maioria das delegações fosse impedida de ir ao Japão.

Os Jogos Olímpicos estavam programados para 2020, mas foram adiados por um ano devido à pandemia de Covid-19. O evento está previsto para ser realizado de 23 de julho a 8 de agosto.

Nesta quinta-feira (3), os organizadores vão revelar novos detalhes sobre as cerimônias de medalhas, aparentemente com a intenção de gerar mais entusiasmo, já que as pesquisas mostram que a maioria dos japoneses prefere que os jogos sejam cancelados ou adiados novamente.

Devido a uma quarta onda de Covid-19, Tóquio e outros nove departamentos permanecerão em estado de emergência de saúde até um mês antes dos Jogos.