Fake news: vídeo em que Lula teria atacado negros é adulteração de entrevista ao DCM

Atualizado em 6 de abril de 2022 às 15:49
Lula. Foto: AFP

Os militantes extremistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) distorceram um trecho da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Diário do Centro do Mundo (DCM) e agora divulgam mais uma fake news.

Eles insinuam que Lula foi racista ao falar da exclusão dos negros na sociedade. Veja abaixo:

No trecho editado, Lula diz que “os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos.”

Na declaração completa, o ex-presidente afirma que esse é o pensamento da elite brasileira em relação às pessoas mais pobres e negras.

“Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do escravagismo neste país, que ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população deste país que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche, que vai ver museu na Europa, vai ver museu nos Estados Unidos. O restante tem que se lascar. É assim. Desde a Proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles pensam assim”, diz.

“Os negros não foram libertados para virar cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos. É assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje”.

A entrevista de Lula foi dada aos jornalistas Kiko Nogueira, Vinícius Segalla e Pedro Zambarda.

A seguir, o trecho com o contexto.