Milícias são o braço armado da extrema direita. Por Afrânio Silva Jardim

Publicado originalmente na fanpage de Facebook do autor

POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor associado de Direito Processual Pena da UERJ

AS MILÍCIAS SÃO O BRAÇO ARMADO DA EXTREMA DIREITA. NOS DIAS ATUAIS, ELAS SÃO UM GRANDE PERIGO PARA A DEMOCRACIA E PARA O ESTADO DE DIREITO.

No Estado do Rio, uma das estratégias é expandir o poder das milícias pelo interior do Estado, através das futuras eleições municipais.

Não demora muito, o fascismo vai implantar o terror em nossa sociedade. A flexibilização das armas está ligado a este projeto de poder truculento.

Precisamos nos preparar para resistir à barbárie.

Nossas instituições democráticas, políticos e lideranças sociais ainda não se deram conta deste perigo.

A grande imprensa se nega a reconhecer o caráter ideológico destas milícias e trata o tema apenas como um problema de polícia.

É preciso estudar e conhecer os mecanismos de formação dos grupos fascistas e suas estratégias. Sobre isto, já é abundante a bibliografia. A própria história nos ensina muito …

Esta indiferença e omissões foram uma das causas da ascensão ao poder do fascismo na Itália de Benito Mussolini.

Sobre estes temas, vejam a excelente exposição do antropólogo, cientista político e pesquisidor Dr.Luiz Eduardo Soares, que sempre esteve ligado às questões de segurança pública.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!