Militar que disse ter nojo do STF e comparou Moraes a Hitler é condecorado por Tarcísio

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 23:27
Aleksander Lacerda fardado olhando para o lado e segurando microfone
Aleksander Lacerda atacou ministros no Facebook – Reprodução

Em 21 de junho o governador Tarcísio de Freitas condecorou o coronel Aleksander Lacerda. Atualmente ele é subchefe do Estado-Maior da PM, mas havia sido afastado desde 23 de agosto de 2021 devido a publicações críticas e ofensivas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 5 de agosto daquele ano, o coronel expressou seu desagrado com o STF em sua conta no Facebook. Posteriormente, compartilhou uma imagem do ministro Alexandre de Moraes retratado com um bigode semelhante ao de Adolf Hitler e fez críticas ao ministro Edson Fachin. Ele também atacou outros magistrados, incluindo Luís Roberto Barroso, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Surpreendentemente, essas ações não impediram a concessão da medalha. Tarcísio parece ter uma predileção por homenagens desse tipo, como a nomeação de uma estrada com o nome do coronel Erasmo Dias, que admitiu ter fraudado investigações de homicídios e protegido policiais envolvidos em assassinatos durante o regime militar.

O militar Aleksander Lacerda, em seu Facebook, dizendo sentir nojo do STF. Reprodução

Embora possa ser alegado que o governador não estava ciente do novo cargo do coronel ou que isso fosse um problema da PM, a concessão da medalha levanta questões sobre a sua responsabilidade. O decreto que concedeu a medalha contém a assinatura de Tarcísio e destaca o reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado de São Paulo.

Aleksander Lacerda, um coronel da ativa, demonstrou afinidade com Jair Bolsonaro, inclusive manifestando intenção de comparecer a um comício do então presidente. Essa conexão pode ter influenciado a decisão do governo estadual.

Aleksander Lacerda comparou Luis Roberto Barroso a Stálin. Reprodução Facebook
Postagem no qual o militar compara Alexandre de Moraes a Hitler. Reprodução Facebook
Publicação crítica a Edson Fachin na rede social do Coronel Aleksander Lacerda. Reprodução Facebook
Mensagem no Facebook de Lacerda chamando Rodrigo Pacheco de “Covarde”. Reprodução
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link