Militares dizem aos ministros do STF que não apoiam fake news de Bolsonaro sobre as urnas

Atualizado em 20 de julho de 2022 às 17:33
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: EPA/FERNANDO BIZERRA JR.

Militares do Alto Comando do Exército entraram em contato com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para dizer que não apoiam as tentativas golpistas contra as urnas eletrônicas.

Os ataques às urnas são majoritariamente feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e são repetidos pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O próprio presidente já confirmou não ter provas contra as urnas e suas acusações ao sistema eleitoral já foram desmentidas. Mesmo assim, ele mantém a estratégia de tentar desacreditar o processo eleitoral.

De acordo com o g1, para os militares da ativa, Bolsonaro ultrapassou os limites ao realizar uma reunião com embaixadores de países estrangeiros para atacar as urnas, o sistema eleitoral e ministros do STF, na segunda-feira (18). Eles avaliam que o encontro serviu para desgastar ainda mais a imagem do Brasil no exterior.

Paulo Sérgio Nogueira estava presente na reunião de Bolsonaro com embaixadores. Os militares estão insatisfeitos com ele, que hoje é visto pelos colegas da ativa do Exército mais como um “político” do que como um militar. Nogueira era classificado dentro da instituição como um militar “sensato”, mas que mudou de postura ao assumir o cargo de ministro da Defesa.

Ainda segundo a reportagem, a decisão dos militares de comunicar que não estão alinhados com o discurso golpista do presidente foi bem recebida pelo STF e também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com essa manifestação, o presidente pode acabar ficando isolado em sua estratégia, sendo apoiado somente pelo restrito grupo de seguidores e por militares da reserva que levou para dentro do governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link