Militares e deputados foram monitorados quando tentavam modificar projeto apresentado pela Defesa em 2019

Atualizado em 23 de agosto de 2021 às 13:31
O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) – 01/02/2019 Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) denunciou pelo Twitter nesta segunda-feira (23) que foi monitorado pelo Exército brasileiro em 2019, durante o debate sobre a reestruturação das carreiras dos militares.

Para Freixo, o motivo teria sido o fato de ter defendido os direitos de praças e graduados, que representam a maioria no exército, em detrimento dos oficiais de alta patente.

O artigo é da Revista Sociedade Militar. Leia na íntegra abaixo.

Leia mais:

1. Bolsonaro une todos contra ensaio golpista. Por Helena Chagas

2. PMs de SP e Rio se articulam para atos golpistas em 7 de setembro

3. Omar Aziz explica tática fajuta de Bolsonaro para desviar a atenção da opinião pública

Publicado originalmente em Revista Sociedade Militar

A Revista Sociedade Militar obteve acesso com exclusividade a diversos relatórios periódicos produzidos durante a tramitação do Projeto de Lei de REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS.

Ao que parece, além de deslocar um efetivo razoável das forças para a construção de uma espécie de Lobby visando a aprovação de um projeto de lei, que para muitos militares e vários parlamentares favorecia principalmente a cúpula das Forças Armadas, a força terrestre teria ainda designado setores inteiros de inteligência especializados em internet, redes sociais etc., exclusivamente para o monitoramento de redes sociais e perfis de parlamentares e de militares que atuaram na Câmara dos Deputados e Senado Federal com o objetivo de modificar itens do então Projeto de Lei 1645 de 2019, conhecido como projeto de reestruturação das carreiras.

Os relatórios de monitoramento demonstram que setores de inteligência e comunicação social estariam atuando de forma intensa tentando mensurar a reação do público civil e militar a cada movimento da proposta apresentada na câmara no início de 2019.

Mesmo com um verdadeiro exército a seu serviço, a proposta da DEFESA acabou aprovada somente depois de um acordo feito entre ministros militares e senadores, foi quando o governo prometeu que logo após a sanção seria criada uma comissão mista com o objetivo de corrigir erros apontados por militares da reserva e pensionistas.

De acordo com a “temperatura da rede” e teor do que era publicado em sites como a Revista Sociedade Militar, Portal Militar e perfis de parlamentares, analistas preparavam contra respostas e ações a ser executadas com o objetivo de tornar o ambiente mais propício para a tramitação tranquila e aprovação do projeto de lei.

Cada passo dado por parlamentares ligados ao governo no sentido de aprovar o PL 1645 aparentemente era cuidadosamente desenhado por setores especializados em mensurar a possível recepção da sociedade e do próprio parlamento.

Entre os perfis de parlamentares acompanhados de perto estavam alguns pertencentes a deputados de esquerda como o do deputado Marcelo Freixo, Glauber Braga e Paulo Ramos. Todavia, parlamentares considerados como de direita também estavam na mira da espionagem, como o deputado subtenente Gonzaga e outros.

Os analistas classificaram as pessoas e mídias monitoradas em grupos de acordo com o que consideravam ser seu perfil de atuação.

Classificação dos grupos monitorados. 1) Grupo Cidadão – perfis de pessoas com pouco poder de influência nas redes. 2) Grupo Político – perfis de políticos das esferas Federal, Estadual e Municipal (tags por função – Ex: Político Senador; Político Dep Federal).
3) Grupo Mídia e Grupo Blog – perfis de órgãos de mídia subdivididos em
mídia (perfil de abrangência nacional), mídia local (perfil de abrangência regional) e blog (perfil de blog pessoal de jornalistas). 4) Forças Armadas – perfil de órgãos das Forças Armadas. 5) Forças Auxiliares – perfil de órgãos das Forças Auxiliares dos Estados . 6) Entidades Religiosas – perfil de órgão de entidade religiosa de abrangência nacional.”

Abaixo alguns trechos dos relatórios, que serão em breve tratados individualmente em uma série de postagens.

Relatório número 008 – 05/09/2019

“A Revista Sociedade Militar publicou em seu canal no YouTube vídeo em que a Dep Celina Leão, PPS-DF, cita a diferença vantagens salariais entre oficiais e praças existentes no corpo do PL. Cabe ressaltar, que a referida parlamentar é ativa na mesma mídia…

Cabe ressaltar, ainda, que foram coletadas ocorrências, ainda com pouca expressão, oriundas de centrais sindicais e sites ligados ao movimento sindical (CUT-RS e site Mundo Sindical). Essas postagens foram verificas logo após o posicionamento do Dep Carlos Zarattini, PT-SP no Twitter.

Em 05 Set o site da Revista Sociedade Militar publicou a matéria intitulada “Oficiais Panfletando durante a audiência onde GRADUADOS apresentavam suas razões sobre o PL 1645 deixaram indignados líderes de associações”, até o fechamento deste relatório obteve um número de interações considerado (alto/baixo). A matéria indicava que membros da Assessoria Parlamentar do Exército distribuíram panfletos durante a audiência da Comissão Especial do PL1645/19 realizada no dia 03 Set. O referido panfleto supostamente continha informações sobre os benefícios recebidos pelos militares no PL e que não existe diferenças entre as vantagens recebidas pelos generais e as praças.

“…3. ANÁLISE –  A quarta semana de tramitação do PL 1645/19 começa com ambiente menos favorável as Forças Armadas. Após a audiência do Ministro da Defesa (27 Ago) e do Secretário Especial de Previdência (29 Ago), a mídia … suposta desigualdade de benefícios entre oficiais e praças tornou-se amplamente discutida na mídia e entre os parlamentares. As associações de militares buscaram aproximação de parlamentares de partidos da oposição ao governo que demonstraram interesse por suas pautas …

Relatório número 004 – 21/08/2019

“… Destaca-se no período a manutenção da oposição ao PL feita por perfis atribuídos a Revista Sociedade Militar e seus seguidores. Analisando os comentários coletados é possível identificar que os perfis mais críticos destacam um beneficiamento dos oficiais de alta patente em detrimentos das praças. Durante a análise foi possível identificar que os comentários contrários ao PL 1645 são oriundos de perfis ligados às praças da Marinha do Brasil. A reportagem publicada no site Revista Sociedade Militar em 20 Ago 19 retrata a
insatisfação do grupo citado. (link da matéria: letra i do Nr 4) e a aproximação
com parlamentares…”

Relatório número 009 – 09/09/2019

No relatório 10 os agentes que monitoravam as redes sociais de militares, sites e perfis de militares e políticos detectaram que nas redes sociais predominavam postagens NEGATIVAS sobre o PL 1645

… No Campo Mídia, a matéria “Forças Armadas podem aumentar remuneração de
militares, sem autorização do Congresso”, publicada no dia 06 Set no site GGN – O Jornal de todos os Brasis, relata que a inclusão dos preceitos previstos no PL 1645/19 relativos aos cursos de altos estudos são uma brecha na legislação, e tem o objetivo único de aumentar o salário das altas patentes das Forças Armadas. Tal colocação é oriunda de denúncia feita pela revista Sociedade Militar. A referida matéria obteve …

O relatório destaca ainda que a “narrativa da Revista (Sociedade Militar” estava sendo incorporada por alguns veículos de imprensa.

No Campo Psicossocial, o perfil da revista Sociedade Militar e perfis vinculados a narrativa da revista continuam divulgando notícias com a viés voltado para a existência de desigualdade entre oficiais e praças. Tal narrativa vem sendo incorporada por alguns veículos de imprensa de …

Relatório número 14 – 04/10/2019

Do relatório 14 no momento destacamos o momento de apreensão da equipe de inteligência ao notar que a esmagadora maioria das menções ao PL 1645/2019 nas redes sociais eram com teor negativo. Foi destacado ainda que houve interações sobre o assunto nos perfis do Presidente da República, o que parece ter gerado certo desconforto.

Relatório número 16 – 10/10/2019

O relatório 16, como os outros, parece tentar levar ao entendimento que a Revista Sociedade Militar seria o principal gerador de conteúdo relacionado à tramitação do PL1645/2019, mas destaca ainda outros perfis de militares, como o do Binho Rbsoft e outros. O oficial de inteligência demonstra ainda preocupação com a influência do deputado Marcelo Freixo, que qualifica como “um forte influenciador de massas radicais no Twitter e possui expressão com seus mais de 1 milhão de seguidores…”

… Ainda, se mantém como ponto de influência negativa no PL as publicações oriundas do site e do canal do YouTube vinculados à Revista Sociedade Militar como Canal o HuXXXXX e Canal Binho RbSoft (citados no Campo Psicossocial).

Nesta semana, perfis no Twitter que são administrados por de militares da reserva da Marinha apresentaram em seus canais vídeos informativos contra o PL, vídeo buscando o apoio de Senador e vídeo em manifestação na Av Brasil, no Rio …
e. No período, o PSOL através do Dep Marcelo Freixo, do Dep Glauber Braga e Dep Talira Petrone, parlamentares que publicaram em seus perfis no Twitter mensagens contra o PL apoiaram a manifestação realizada pelo Dep Glauber Braga, PSOLRJ, em plenário da Câmara dos Deputados no dia 09 OUT. Os parlamentares da bancada do Rio de Janeiro oriundos do partido em tela lideram a oposição ao PL e fortalecem em suas postagens a narrativa que afirma a posição do governo e do Ministério da Defesa em não se preocupar com as praças de baixa patente. Cabe ressaltar que o Dep Marcelo Freixo é um forte influenciador de massas radicais no Twitter e possui expressão com seus mais de 1 milhão de seguidores. Não foi verificado apoio de outros atores do PSOL que também são influentes nas redes sociais como a Dep Sâmia Bomfim, o Dep David Miranda e Guilherme
Boulos.