Militares investigados por golpe temem novo depoimento de Mauro Cid; entenda

Atualizado em 1 de março de 2024 às 6:47
O tenente-coronel Mauro Cid. Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (1°), o clima de tensão persiste entre militares investigados por supostamente arquitetarem um golpe de Estado em conjunto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com destaque para o depoimento do ex-comandante do Exército, Freire Gomes, à Polícia Federal (PF). Contudo, é o interrogatório do ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid, que gera maior apreensão entre os militares envolvidos.

A expectativa dentro das fileiras militares alinhadas a Bolsonaro é que, nos novos depoimentos, Cid revele detalhes sobre o envolvimento de cada membro do Exército na alegada conspiração, conforme informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Apesar de se acreditar que o ex-ajudante de ordens tenha tentado proteger seus colegas das Forças Armadas nesse contexto, a progressão das investigações pode levar esses militares a desempenharem um novo papel em sua delação.

Mauro Cid presta depoimento sobre atuação do hacker Delgatti | CNN Brasil
Mauro Cid. Foto: reprodução

Entre os integrantes de alta patente que podem ser mencionados nesse novo capítulo da investigação estão os generais e ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Oliveira.

A marcação do próximo interrogatório de Cid ainda está pendente, uma vez que a PF decidiu avançar em outras linhas de investigação antes de ouvi-lo novamente, especialmente após o depoimento de Freire Gomes ocorrido nesta sexta-feira.

Os investigadores buscam amarrar todas as pontas da narrativa do suposto golpe antes de convocar Mauro Cid para prestar esclarecimentos. Em caso de insatisfação com as informações fornecidas pelo ex-ajudante de ordens, o militar corre o risco de perder os benefícios de sua delação e enfrentar um retorno à prisão.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link