Milton deixou de ser um furacão e agora é classificado como um ciclone pós-tropical, de acordo com o último boletim divulgado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
O fenômeno, que já havia sido rebaixado para a categoria 1 na madrugada desta quinta-feira (10), se afastou dos Estados Unidos e perdeu as características tropicais.
A tempestade agora é considerada um “ciclone pós-tropical com força de furacão”. O NHC alertou, porém, que algumas cidades da costa leste da Flórida ainda poderão enfrentam chuvas fortes e inundações.
Por volta das 15h (horário de Brasília), os ventos de Milton se moviam a uma velocidade máxima de 120 km/h.
Em pronunciamento, o presidente Joe Biden afirmou que a situação na Flórida ainda é “perigosa” e que é cedo demais para avaliar os prejuízos causados pelo furacão. O democrata destacou que as medidas tomadas “fizeram a diferença”.
“As pessoas ainda devem esperar a autorização de seus prefeitos e líderes antes de saírem [de casa]”, disse Biden.
Post-Tropical Cyclone #Milton Advisory 22A: Milton Becomes a Hurricane-Force Extratropical Low. Tropical Storm Conditions and Storm Surge Still Occurring Over Portions of the Southeastern U. S. Coast. https://t.co/tW4KeGe9uJ
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 10, 2024