Ministério da Defesa celebra Golpe Militar de 1964

Atualizado em 30 de março de 2022 às 23:09
Ministério da Defesa comemora Golpe de 64 em publicação. Foto do ministro Braga Netto com expressão séria enquanto fala ao microfone.
Publicação diz que ditadura militar deixou legado de “democracia”. Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério da Defesa, comandado por Walter Braga Netto, defendeu publicamente o Golpe Militar de 1964 e afirmou em um texto institucional que o acontecimento, marcado por repressão, perseguição e assassinato de militantes políticos, “refletiu os anseios e as aspirações da população da época.”

Na postagem, disponível no site do Ministério, há a afirmação de que “neste ano, em que celebramos o Bicentenário da Independência, com o lema ‘Soberania é liberdade!’, somos convidados a recordar feitos e eventos importantes do processo de formação e de emancipação política do Brasil”.

O texto afirma ainda que o século XX foi marcado por experiências “totalitárias” e que o golpe militar serviu para impedir o avanço desse tipo de administração do Estado no Brasil.  “Em março de 1964, as famílias, as igrejas, os empresários, os políticos, a imprensa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as Forças Armadas e a sociedade em geral aliaram-se, reagiram e mobilizaram-se nas ruas, para restabelecer a ordem e para impedir que um regime totalitário fosse implantado no Brasil, por grupos que propagavam promessas falaciosas, que, depois, fracassou em várias partes do mundo.”

Leia mais:

1 – VÍDEO: Bolsonaro diz que Lula colocará Dilma no Ministério da Defesa

2 – Braga Netto tem de deixar o ministério da Defesa imediatamente, diz Haddad

3 – Bolsonaro proíbe Exército e Ministério da Defesa de emitirem nota sobre Pazuello

Ministério da Defesa diz que ditadura deixou “um legado de paz, de liberdade e de democracia”

O documento, assinado pelo ministro Walter Braga Netto, diz que o Brasil evoluiu nas últimas décadas e que “as Forças Armadas acompanharam essa evolução”. “As instituições também se fortaleceram e as Forças Armadas acompanharam essa evolução, mantendo-se à altura da estatura geopolítica do País e observando, estritamente, o regramento constitucional, na defesa da Nação e no serviço ao seu verdadeiro soberano – o Povo brasileiro.”

Por fim, o texto concluí afirmando que a ditadura militar, responsável por centenas de assassinatos e milhares de exilados políticos, deixou um “legado de democracia”.

“Cinquenta e oito anos passados, cabe-nos reconhecer o papel desempenhado por civis e por militares, que nos deixaram um legado de paz, de liberdade e de democracia, valores estes inegociáveis, cuja preservação demanda de todos os brasileiros o eterno compromisso com a lei, com a estabilidade institucional e com a vontade popular.”, concluiu o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link