Ministério da Defesa prepara novo ataque ao TSE e às urnas eletrônicas

Atualizado em 6 de junho de 2022 às 16:38

Para rebater o TSE, o Ministério da Defesa atacará novamente o sistema eleitoral ao preparar um relatório apontando algumas supostas fragilidades nas urnas eletrônicas nos próximos dias.

Após uma primeira análise ser duramente rechaçada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o documento, sob responsabilidade do Comando de Defesa Cibernética do Exército, seria uma tréplica para o TSE que diz não haver fragilidades no sistema atual eleitoral.

No documento, a Corte reforça que as eleições são transparentes, que os mecanismos de verificação de irregularidades das urnas eletrônicas são suficientes e reforça que não existem chances de haver votos inexistentes ou do sistema dar a vantagem há algum candidato.

Segundo uma reportagem do jornal Estadão, o principal ponto do documento é desfazer a ideia de que os generais cometeram erros grosseiros no primeiro documento enviado à Justiça Eleitoral e são incompetentes.

Em meados de maio, a Corte respondeu aos militares acusando a defesa cibernética do governo de “confundir conceitos”.

“O documento das Forças Armadas confunde os conceitos de erro amostral e risco de amostragem, ao supor que um nível de confiança de 95% deveria ter um erro amostral de 5%, e que um nível de confiança de 96% deveria ter um erro amostral de 4%.”, afirmou o tribunal. 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link