Ministério da Saúde manda Fiocruz recomendar cloroquina no “tratamento precoce” contra covid-19

Atualizado em 16 de julho de 2020 às 14:14
Bolsonaro toma cloroquina em vídeo idiota

O Ministério da Saúde, do general Pazuello, enviou ofício à presidência da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, pressionando no sentido de recomendar cloroquina contra a covid-19.

“Venho por meio deste enfatizar a importância do tratamento precoce, ao início dos sintomas de pacientes com diagnóstico clínico dessa doença”, diz o documento assinado por Luiz Otávio Franco Duarte, secretário de Atenção Especializada.

“São medidas essenciais a tomar e divulgar: considerar a prescrição de cloroquina ou hidroxicloroquina, mediante livre consentimento esclarecido do paciente com diagnóstico clínico de Covid-19, para tratamento medicamentoso precoce, ou seja, nos primeiros dias dos sintomas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Novo estudo divulgado por epidemiologista de Harvard atesta que a droga é “inútil” contra o coronavírus.

Eric Liang Feigl-Ding afirma que, além de não reduzir a taxa de mortalidade, o remédio ainda tornou mais lenta a recuperação dos pacientes.

A Fiocruz é uma das principais instituições de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a saúde.

No final de abril, uma pesquisa realizada em Manaus concluiu não haver evidências de que a cloroquina faz diferença no tratamento do vírus.

Os pesquisadores foram atacados nas redes sociais. Os Bolsonaros se juntaram aos linchadores.

O projeto genocida segue a todo vapor.