Pressionado, governo Bolsonaro tenta resolver problema de fertilizantes

Atualizado em 2 de março de 2022 às 19:52
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao lado de uma bandeira do Brasil fertilizantes
Ministra da Agricultura tenta resolver problema de fertilizantes Foto: Reprodução Veja

Pressionado, governo Bolsonaro tenta resolver problema de fertilizantes. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem visita agendada para o Canadá no dia 12. O objetivo da visita se dá por receio das complicações entre o conflito da Rússia e Ucrânia, o qual pode de forma indireta atrapalhar a importação dos insumos para o Brasil.

O potássio utilizado nas lavouras brasileiras tem sua maior parte importada, sendo a Rússia um dos maiores fornecedores desse produto. Com a importação sofrendo complicações pelo momento de tensão, o impacto nos preços dos produtos agrícolas brasileiros será altíssimo.

Visando saídas para o baque iminente, o Brasil busca acordos com o seu quarto maior importadora de insumos: o Canadá. A ação surge em meio ao receio de uma crise maior decorrente do conflito envolvendo a Rússia.

Leia mais:

1- VÍDEO: Bolsonaro pede “equilíbrio” sobre guerra e faz comparação com fertilizantes agrícolas

2 – Ao invés de resolver crise bélica, Bolsonaro vai à Rússia garantir entrega de fertilizante agrícola

3 – Escassez de fertilizantes é obra da trinca Moro-Temer-Bolsonaro. Por Fernando Brito

Brasil e o uso de fertilizantes

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Economia, só em 2021 o Brasil exportou 21% insumos relacionados a fertilizantes apenas da Europa. Sendo quase 9,2 milhões de toneladas desse produto.

Dados do Ministério da Agricultura também mostram os outros insumos usados para fertilização das lavouras que são importados pelo Brasil, estando no topo da lista o potássio, o qual tem 80% importado de países como Canadá e Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link