Ministro anuncia corte total de comunicações em Gaza em 4 dias

Atualizado em 12 de novembro de 2023 às 19:53
Falta de combustível interromperá internet e comunicação telefônica. Foto: Reprodução

O ministro das Comunicações do governo palestino, Yitzhak Sidr, anunciou hoje (12) que as comunicações telefônicas e de internet na Faixa de Gaza serão interrompidas a partir da próxima quinta-feira (16), devido à escassez de combustível. A falta de comunicações, segundo Sidr, agravará significativamente a situação humanitária na região.

Em declarações à agência de notícias palestina WAFA, o ministro alertou que essa interrupção terá um impacto direto em entidades cruciais, incluindo a Defesa Civil, o Crescente Vermelho e outras organizações, destacando que muitas vidas podem ser perdidas como resultado. Sidr classificou essas ações como uma violação do Direito Internacional.

O ministro fez um apelo urgente a instituições internacionais, como a União Internacional das Telecomunicações, a Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (UNRWA), o Crescente Vermelho Árabe, a Cruz Vermelha, organizações de direitos humanos e sociedade civil, solicitando intervenção imediata para garantir o fornecimento de combustível à Faixa de Gaza.

Pessoas caminhando em meio aos destroços em Gaza
Paestinos em Gaza – Foto: Fatima Shbair/Associated Press

O corte das comunicações também terá implicações no balanço diário de vítimas divulgado pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link