Ministro de Lula é impedido de passar à frente de Bolsonaro por equipe de Milei

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 15:25
Comitiva bolsonarista ao lado de Milei durante posse. Foto: reprodução

A cerimônia de posse do presidente da Argentina, Javier Milei, realizada na Casa Rosada no último domingo (10), reservou um momento inusitado que chamou a atenção dos presentes.

Segundo Paulo Capelli, do Metrópoles, o ministro das Relações Exteriores do governo Lula (PT), Mauro Vieira, foi impedido de seguir na fila para cumprimentar o novo mandatário argentino a pedido da comissão de extrema-direita que acompanhava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Vieira buscava integrar o primeiro bloco de autoridades que se dirigiram a Milei, onde estavam representantes de países como Chile, Ucrânia, Hungria e Bolsonaro. A tentativa, no entanto, foi barrada após Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação de Bolsonaro, “dedurar” Vieira para a equipe de Milei.

Mauro Vieira e Milei. Foto: reprodução

O chanceler brasileiro teve que se contentar em esperar junto ao terceiro bloco de autoridades, cumprimentando Javier Milei apenas 16 minutos após o presidente Bolsonaro.

Bolsonaro marcou presença ao lado de uma comitiva que incluía a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto, o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), Gilson Machado (ex-ministro do Turismo) e Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro (PL).

Apenas oito chefes de estados estiveram na posse do anarcocapitalista na Argentina. A lista não continha, por exemplo, nenhum representante dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). 

Entre os presentes estavam o rei da Espanha, Filipe VI; o presidente da Hungria, Viktor Orban; o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky; o presidente do Chile, Gabriel Boric; o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan; o presidente do Paraguai, Santiago Peña; o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou e o presidente do Equador, Daniel Noboa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.