Ministro do TSE que votou para absolver Bolsonaro vai herdar 15 processos do ex-presidente

Atualizado em 3 de julho de 2023 às 16:54
O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Lucas Pricken/STJ

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo, um dos dois únicos a votar contra a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, vai assumir a relatoria de até 15 ações movidas contra o ex-presidente na corte. Os processos também pedem a inelegibilidade do capitão por irregularidades. A informação é do jornal O Globo.

O magistrado vai ocupar a corregedoria-geral da Justiça Eleitoral em novembro deste ano e, consequentemente, herdar as relatorias do posto. O posto é ocupado por um ministro do TSE vindo do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e atualmente é ocupada por Benedito Gonçalves, que se aposenta  na data.

Caso nenhum dos casos pendentes contra Bolsonaro seja pautado até novembro, Raul Araújo vai herdar as 15 ações e será responsável por decidir quando elas serão pautadas. Existe a possibilidade de Benedito liberar a votação de mais uma dessas ações antes da aposentadoria, mas a maioria delas está em estágio inicial de apuração.

Caso o ex-presidente seja condenado em mais uma das ações, não haverá acúmulo de período em sua inelegibilidade, mas sofrerá outras sanções, como multas.

A mudança na relatoria dos casos levou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a articular nos bastidores a votação da ação movida pelo PDT, que gerou a condenação de Bolsonaro. A expectativa é que os outros processos tenham uma tramitação mais lenta após Raul Araújo assumir o posto.

Entre os casos que estarão sob relatoria do ministro a partir de novembro estão o uso de programas de maneira eleitoral, como o Auxílio brasil; a investigação sobre uma rede de perfis destinados a difundir fake news; uso do desfile do Bicentenário da Independência, no 7 de Setembro de 2022, de maneira eleitoral; viagens oficiais feitas ao exterior durante a campanha eleitora; e disparo de SMS por um número do governo do Paraná que dizia: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o Congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nós!”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.