Ministro inglês manda apagar desenhos de abrigos infantis para que não fiquem “excessivamente acolhedores”

Atualizado em 8 de julho de 2023 às 12:58
Paredes do abrigo antes dos desenhos serem apagados. Foto: reprodução

Murais do Mickey Mouse e de outros personagens de desenhos animados, pintados para dar as boas-vindas a crianças solicitantes de abrigo em Dover, na Inglaterra, foram apagados, por ordem do ministro da Imigração. Robert Jenrick, exigiu que fossem removidos os desenhos por supostamente transmitir uma mensagem excessivamente acolhedora.

A Unidade de Admissão de Kent (KIU, na sigla em inglês) foi inaugurada em novembro passado para cuidar de migrantes menores de idade desacompanhados. As instalações incluíam salas de entrevistas mais acolhedoras e um espaço externo, acrescentou.

Robert Jenrick, do Partido Conservador. Foto: reprodução

Os murais foram removidos na terça-feira (4). “Fazemos tudo o que podemos para garantir que as crianças estejam seguras, protegidas e apoiadas enquanto buscamos urgentemente colocações em autoridades locais”, contou um representante do KIU.

“Todas as crianças passam por uma entrevista de bem-estar ao chegar ao alojamento, que inclui perguntas projetadas para identificar possíveis indicadores de tráfico ou problemas de proteção”.

“Nossa prioridade é impedir a chegada de barcos e desmantelar os traficantes de pessoas”.
O ministro da imigração sombra do Partido Trabalhista, Stephen Kinnock, condenou a ordem do Sr. Jenrick, dizendo que a ideia de que remover os murais “de alguma forma impediria a chegada dos barcos é absolutamente absurda”.

Kinnock afirmou que isso é sinal de um “governo caótico em crise, cuja abordagem falida significa que tudo o que eles têm são palavras duras e políticas cruéis e insensíveis”.

O Partido Trabalhista tinha um plano para “acabar com as travessias perigosas, derrotar as gangues criminosas de contrabando e acabar com o uso de hotéis, eliminando o acúmulo de pedidos de asilo”, acrescentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link