Ministro Lupi viaja ao Mundial às custas da Fifa e sem autorização de Lula

Atualizado em 22 de dezembro de 2023 às 21:58
Lupi com camisa do Fluminense, sorrindo com braços abertos em estádio
Lupi comemorando vitória do Fluminense no Campeonato Carioca – Reprodução

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, torcedor do Fluminense, marcou presença no Mundial de Clubes 2023, desfrutando de passagens e acomodações custeadas pela Fifa, entidade responsável pela organização do torneio. Contudo, sua ausência do país ocorreu sem a formal autorização do presidente Lula (PT).

Em solo saudita para acompanhar a disputa final entre do time carioca contra o Manchester City, Lupi enfrenta questionamentos devido à falta de permissão oficial para a viagem.

Em resposta ao Painel da Folha de S.Paulo, o ministro assegurou que irá reembolsar os valores correspondentes aos cinco dias em que esteve fora do país, caracterizando a estadia como de natureza pessoal.

Lula olhando pra frente com expressão séria
Lula teria optado por não assinar decreto – Agência Brasil

A legislação exige que viagens oficiais de ministros sejam devidamente autorizadas pela Presidência, com a publicação da autorização no Diário Oficial. Este procedimento visa designar um substituto temporário durante a ausência do titular.

Informações obtidas junto a fontes próximas à situação revelam que Lupi solicitou a autorização alguns dias antes da partida, em 15 de dezembro, mas não obteve resposta; aliados alegam que Lula optou por não assinar o decreto.

Chama atenção o fato de que, em 20 de dezembro, Lupi foi o único ministro ausente na reunião convocada por Lula, que contou com a participação de toda a equipe ministerial.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link