Ministro tem que dizer quantos serão vacinados em quanto tempo. Por Alex Solnik

Atualizado em 15 de dezembro de 2020 às 10:49
Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello Foto: SERGIO LIMA / AFP

Originalmente publicado em FACEBOOK

Por Alex Solnik

O que o ministério da Saúde tem que informar não é, primordialmente, o dia em que a vacinação vai começar e sim quantas doses foram compradas até agora, de quem, quanto custou e quando serão entregues.

Com população de 200 milhões de habitantes, 140 milhões ao menos têm de ser vacinados, de acordo com especialistas – 70% da população. São necessárias, portanto, ao menos 280 milhões de doses em 2021.

É fundamental vacinar o máximo de pessoas possível no menor tempo possível. Essa é a chave para a recuperação econômica de qualquer país. A outra opção – fora da vacina – é a aposta na imunidade de rebanho, o que é inexequível.

No caso brasileiro, teríamos de alcançar 140 milhões de infectados. À razão de 7 milhões por ano (resultado de 2020), seriam necessários 20 anos até o covid ser contido. E que país aguenta 20 anos de pandemia?

Imunidade de rebanho deve ser, portanto, descartada. Só a vacina salva. Só a vacina pode restaurar em parte a situação pré-pandemia. Não há outro caminho. Biden quer vacinar 100 milhões em 100 dias. Isso é um plano de vacinação.