Ministro da Infraestrutura lamenta paralisação da Itapemirim: “Nos deixa extremamente tristes”

Atualizado em 20 de dezembro de 2021 às 17:52
Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas – Reprodução

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lamentou nesta segunda-feira (20) o transtorno causado pela suspensão de voos do Grupo Itapemirim. As declarações foram dadas em coletiva de imprensa transmitida pela TV Brasil.

Na última sexta-feira (17), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ligada ao governo Bolsonaro anunciou a suspensão do certificado de operador da nova companhia para atuar no Brasil.

“Esse problema da Itapemirim de fato é muito grave, o que nos deixa extremamente tristes”, disse o ministro, ao ser questionado sobre o caso durante balanço de ações em 2021.

“Ela tinha todas as condições de operar. E vinha com uma proposta até interessante de integração de operação rodoviária com operação aérea”, disse o ministro. “Então era um atrativo, era um diferencial, em tese era um diferencial em relação às outras companhias”, acrescentou.

Leia também:

1- Preso, Jefferson revela plano para candidatura em 2022 em carta a aliado

2- Trump diz que tomou dose de reforço da vacina contra Covid e é vaiado

3- PF abre investigação sobre ameaças à Anvisa

Itapemirim tinha CNPJ com certidões negativas

Tarcísio afirmou que a Anac “se cerca de todos os cuidados” ao emitir o certificado de operação aérea. O ministro acrescentou que a recuperação judicial era da empresa rodoviária, enquanto a empresa aérea tinha outro CNPJ, com “todas as certidões negativas”.

“Eles [da Itapermirim] caminharam todas as etapas. E quando todas as etapas de cheque [no sentido de ‘checagem’] são atendidas, ele (sic) obtém o certificado de operação. E tem que ser assim. Seria muito ruim que o poder público, né, que a agência reguladora, decidisse quem voa e quem não voa por qualquer motivo que seja”, continou Tarcísio.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link