Ministros do STF tentam influenciar disputa e emplacar aliados no STJ

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 9:07
Ministros do STF

De acordo com a Folha de S. Paulo, alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão trabalhando nos bastidores para colocar seus aliados em duas vagas abertas no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Apontada por magistrados como uma das mais acirradas dos últimos anos, a disputa é por assentos que estão desocupados há mais de um ano. Os integrantes do STJ decidiram votar a questão de forma presencial na próxima quarta-feira (11).

O ministro Gilmar Mendes tenta fazer com que o juiz federal Ney Bello seja um dos escolhidos. Ele está hoje no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Já o ministro Kássio Nunes Marques, indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), defende a nomeação do desembargador Carlos Pires Brandão, também do TRF-1.

Dias Toffoli é ligado ao magistrado do TRF-3 Paulo Sergio Domingues, enquanto Edson Fachin apoia Fernando Quadros, que é juiz no TRF-4.

O presidente do Supremo, Luiz Fux, é o que tem feito a campanha mais ostensiva. Ele é a favor de indicar o juiz Aluísio Mendes, do TRF-2. Fux tem até telefonado a ministros pedindo votos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link