Ministros entram em campanha para garantir votos para aprovação de Dino no STF

Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 6:51
Flávio Dino. Foto: reprodução

A indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria de Rosa Weber tem gerado intensa mobilização entre ministros do STF. Esses ministros têm se empenhado ativamente nos bastidores, contatando senadores para promover o apoio à aprovação de Dino, segundo a colunista Malu Gaspar.

Além de Gilmar Mendes, que tem contatado senadores, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli também estão atuando nos bastidores de forma decisiva. Eles estão contatando presidentes de partido e parlamentares considerados mais “moderados”, visando obter “depoimentos pessoais” em favor do Ministro da Justiça de Lula.

Entretanto, relatos indicam que esses ministros têm enfrentado resistência no Senado, principalmente por parte da bancada conservadora, que pretende dificultar a aprovação de Dino. Há planos de revisitar episódios passados para constrangê-lo durante o processo.

O apoio dos ministros do STF tem sido um dos pontos-chave usados pelos apoiadores de Dino no Senado para persuadir os indecisos. Nove dos 10 ministros do STF já expressaram publicamente apoio à indicação de Dino, incluindo Kassio Nunes Marques, indicado ao tribunal por Jair Bolsonaro.

Em seu comunicado divulgado no site do STF, Nunes Marques destacou que a indicação de Flávio Dino oferece um novo fôlego ao tribunal para lidar com questões relevantes para a sociedade.

“Tendo desempenhado funções na academia, na magistratura federal, no Congresso e, por último, no Ministério da Justiça, a experiência profissional o credencia para o trabalho de guarda intransigente da Constituição da República”, disse.

Relator apresenta parecer por aprovação de Dino na CCJ do Senado: 'Figura admirada nos mundos jurídico e político'
Flávio Dino. Foto: reprodução

O único membro do STF que não se manifestou a favor de Dino foi André Mendonça. Em setembro deste ano, ele se envolveu em uma discussão com Moraes ao comentar o papel do Ministro da Justiça nos eventos de 8 de janeiro.

Moraes, um dos apoiadores de Dino, rebateu as declarações de Mendonça durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa, criticando a tentativa de responsabilizar o ministro da Justiça pelos acontecimentos do 8 de janeiro.

A mobilização dos ministros do STF para apoiar a indicação de Dino não é inédita. No passado, magistrados também se envolveram nos bastidores para garantir a aprovação de outros indicados, como André Mendonça e Cristiano Zanin.

Vale ressaltar que desde 1894, durante o conturbado governo do marechal Floriano Peixoto, o Senado não rejeitou nenhuma indicação do presidente para o STF, mantendo um histórico de aprovações.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link