Míriam Leitão: Pochmann no IBGE é “péssima escolha” e aconteceu “à revelia” de Tebet, que não o conhece

Atualizado em 26 de julho de 2023 às 22:10
A jornalista Míriam Leitão, da Globonews. Reprodução

 

A jornalista Míriam Leitão relatou na noite desta quarta-feira (26) na Globonews que conversou com Simone Tebet, ministra do Planejamento e que ela disse não conhecer Márcio Pochmann, o indicado de Lula para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a profissional da Globonews, a titular da pasta responsável pelo instituto negou que tivesse tratado com Lula sobre o assunto, negando uma notícia que havia circulado de que a questão já tinha sido acordada entre a ministra e o presidente.

Míriam Leitão deduziu que a escolha do economista aconteceu “à revelia” do desejo de Tebet.

Márcio Pochmann e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Fotomontagem

Míriam prosseguiu em sua análise dizendo que o indicado seria uma “péssima escolha” uma vez que ele teria feito uma gestão “ideológica” no IPEA, órgão que já presidiu.

O posto para o qual o economista foi indicado vinha sendo objeto de uma disputa pública entre uma ala mais liberal e outra mais à esquerda dentro do governo, sendo a própria Míriam, bem como a jornalista Malu Gaspar, também do grupo Globo, porta-vozes na mídia dos interesses da ala que não queriam Pochmann do posto.

Um dos riscos apontados para a futura gestão do IBGE é o de “aparelhamento” do órgão:

“[No IPEA] ele demitiu todo mundo que pensasse diferente dele”, disse a jornalista da Globonews. “Qualquer intervenção no IBGE significa perder confiança nos indicadores que ele divulga, os indicadores de conjuntura econômica”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link