
O influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, anunciou neste domingo (7/9) que voltou a morar no Brasil. A informação foi compartilhada nas redes sociais e repercutiu entre apoiadores e críticos, que relembraram sua saída do país em 2023.
Naquele ano, Monark declarou que havia deixado o Brasil para viver nos Estados Unidos por temer pela própria segurança e por considerar que o país havia se transformado em uma “ditadura do Judiciário”.
Ele teve suas redes sociais bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF e do TSE, após entrevista em que o deputado Filipe Barros (PL-PR) questionava a segurança das urnas eletrônicas. O despacho contra o influenciador citava monitoramento de suas falas críticas à Corte.
O influenciador também se envolveu em embate com o então ministro da Justiça, Flávio Dino, que exigiu uma retratação pública após ser chamado de “gordo” em transmissão. À época, Monark alegou que não poderia cumprir a exigência porque estava proibido de publicar nas redes sociais, sob risco de prisão. Dias antes dessa audiência de conciliação, ele se reuniu com o presidente da plataforma Rumble, nos EUA, a única que mantinha seu canal ativo.
Eu voltei pro Brasil estou morando aqui a uns 2 meses ja, se quiserem me chamar para conversas em podcasts, estou em sp.
— Monark (@monarkbanido) September 7, 2025
Agora, de volta ao Brasil, Monark ainda não detalhou seus planos profissionais. Nas redes, seguidores perguntaram se ele pretende retomar o “Monark Talks” ou criar um novo projeto. Ele respondeu apenas que se sente melhor em “estar de volta para casa”
Por outro lado, parte dos comentários trouxe críticas e ironias. Um usuário destacou que o influenciador deixou os Estados Unidos por não querer tomar vacina contra a Covid-19, enquanto outro escreveu que “ninguém te curte”. Também não faltaram piadas sobre sua volta em meio à instabilidade política e social no Brasil, com mensagens como “voltar agora com essa loucura toda ainda eu não faria”.