Moraes diz que democracia será garantida com eleições limpas e urnas eletrônicas

Atualizado em 14 de maio de 2022 às 13:00
Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse neste sábado (14) que a democracia no Brasil será garantida com eleições limpas e transparentes por meio das urnas eletrônicas.

“Vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas. Em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado nos termos constitucionais, e o Poder Judiciário vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia”, afirmou.

O ministro participou do Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador (BA), e reforçou a importância de combater ataques de “milícias digitais” que atentam contra a democracia. Segundo Moraes, esses grupos “produzem conteúdo falso e notícias fraudulentas” e têm “o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional”.

“A internet deu voz aos imbecis. Hoje qualquer um se diz especialista, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros [no fundo do vídeo] e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário”, afirmou.

“Como não dá para atacar o povo, começaram a atacar os instrumentos que garantem a democracia”.

Moraes disse ainda que o Poder Judiciário não vai “se acovardar” frente às milícias digitais e a “movimentos populistas”. Para o ministro, os ataques não são descoordenados e partem de um movimento que “tem muito dinheiro”.

“Isso foi sendo construído pelos movimentos populistas, principalmente pela extrema-direita.”

Na sexta-feira (13), no mesmo congresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, também defendeu o Poder Judiciário diante dos ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Ele afirmou que não permitirá “a subversão do processo eleitoral”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste