Moraes diz que vai oficiar Tarcísio sobre reunião da minuta do golpe após acusação de advogado

Atualizado em 16 de julho de 2025 às 17:30
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro se abraçando e rindo
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro – Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (16) que vai oficiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), após o advogado Jeffrey Chiquini, defensor do ex-assessor presidencial Filipe Martins, sugerir que Tarcísio esteve presente em uma reunião no Palácio da Alvorada, em 2022, onde foi discutida a chamada minuta do golpe.

A declaração gerou forte tensão na sessão, com troca de acusações entre o relator e o advogado.

Segundo o bolsonarista Chiquini, que vive num estado permanente de apoplexia, tanto Filipe Martins quanto Tarcísio registraram entrada no Alvorada no mesmo dia e em horário semelhante.

Moraes destacou que Tarcísio não é investigado no caso e criticou a insinuação feita na audiência. Após novo embate verbal, o ministro anunciou que comunicará oficialmente o governador sobre a acusação apresentada em plenário.

Chiquini foi interrompido pelo ministro Alexandre de Moraes ao questionar o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, sobre os eventos do 8 de janeiro. Moraes afirmou que o general já havia respondido à pergunta e repreendeu o advogado por insistir: “Doutor, doutor, já respondeu, doutor”.

Chiquini mencionou as imagens do dia dos ataques. Moraes sugeriu que ele as consultasse, ao que o advogado retrucou: “Quais imagens? Aquelas que desapareceram ou as disponíveis de forma seletiva?”.

Moraes reagiu: “O senhor desapareceu com imagens, doutor?”. Chiquini respondeu: “Eu não sou autoridade pública”. Diante da provocação, Moraes perguntou se Chiquini estava acusando alguém diretamente pelo desaparecimento dos registros. O advogado afirmou que falava de forma “genérica”.

“Eu já estou oficiando o governador Tarcísio para informar das suas acusações. O senhor quer que eu informe a mais alguma autoridade sobre suas acusações?”, rebtateu Moraes. Após novas tentativas de intervenção, o microfone do histérico Chiquini foi cortado.

Chiquini gravou um vídeo completamente desequilibrado. Assista: