Moraes determina nova investida contra Roberto Jefferson; saiba qual é

Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 18:39
Veja Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes. Foto: STF

Ministro Alexandre de Moraes determinou que a PGR abra uma apuração sobre o vídeo em que o ex-deputado Roberto Jefferson, preso, atacou o ministro dentro do Hospital Samaritano Barra, em outubro. Informação é de Guilherme Amado no Metrópoles.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Lava Jato combinou estratégia de “armar trincheira com prisão de Palocci” contra Lula

2 – Exclusivo: a quatro dias do 2º turno, Dallagnol citou Moro em chat e pediu pressa: “não temos muito tempo” 

3 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores

Determinação de Moraes

Essa decisão, assinada na última terça (9), atende a um pedido da PGR.

Hospital terá de detalhar visitantes, seguranças e médicos que atenderam o presidente do PTB, enquanto a PF informará como fez a segurança de Jefferson.

É um vídeo de 16 de outubro que Jefferson havia enviado a aliados dois dias antes, quando deixaria o hospital e voltaria ao presídio Bangu 8, no Rio de Janeiro. “Oro em desfavor do Xandão”, dizia o presidente do PTB, segurando uma Bíblia. “Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos e viúva sua mulher”, emendou, insinuando a morte de Moraes.

Moraes cobrou explicações do governo fluminense e do hospital.

Em depoimento na cadeia, Jefferson ratificou as ofensas e afirmou que havia lido uma “maldição sobre os ímpios e perversos” no vídeo. Depois, divulgou uma carta reforçando os ataques e citando a mulher do ministro, a advogada Viviane de Moraes. A defesa de Jefferson disse ao Supremo que desconhece como o vídeo foi gravado ou divulgado.

PGR considerou que era necessário aprofundar essa investigação. No último dia 28, a subprocuradora Lindôra Araújo, braço direito de Augusto Aras, pediu que Moraes autorizasse essa nova frente de apuração, o que foi atendido nesta semana.

Preso em 13 de agosto a pedido da PF, suspeito de integrar uma suposta organização criminosa digital para atacar a democracia, Jefferson ficou internado no Hospital Samaritano Barra de 4 de setembro a 14 de outubro, onde passou por um cateterismo. Na última quarta-feira (10), Moraes afastou Roberto Jefferson por seis meses da presidência do PTB, a pedido de parlamentares da sigla.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link