Moraes libera entrevista de Bolsonaro a podcast de faria limer

Atualizado em 2 de outubro de 2025 às 16:00
Jair Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda em 2022. Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Jair Bolsonaro seja entrevistado pelo podcast “Café com Ferri”, apresentado pelo investidor Rafael Ferri. A decisão, no entanto, deixa a realização condicionada ao interesse do ex-presidente, que está em prisão domiciliar desde o início de agosto.

Segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, a defesa de Bolsonaro deve se manifestar no prazo de cinco dias sobre a autorização. O pedido do podcast prevê que a entrevista não seja transmitida ao vivo e que respeite todas as medidas judiciais em vigor, incluindo restrições de acesso a determinados temas e informações sigilosas.

Desde agosto, Bolsonaro cumpre medidas cautelares determinadas por Moraes. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica, a obrigação de permanecer em casa durante a noite e nos fins de semana, além da proibição de utilizar redes sociais, direta ou indiretamente.

A prisão domiciliar foi decretada pela Corte após o ex-presidente fazer uma chamada de vídeo com organizadores de um ato em Copacabana (RJ) e aparecer em um vídeo publicado nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), seu filho.

O ex-presidente Jair Bolsonaro na garagem da casa em que cumpre prisão domiciliar, em Brasília. Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

A defesa tem apresentado pedidos de flexibilização e, nesta quinta (20), solicitou ao STF a liberação de contatos telefônicos com o ex-presidente. Os advogados alegam que atuam em São Paulo, enquanto Bolsonaro está em Brasília, e que a restrição ao uso do telefone causa “prejuízos ao amplo direito de defesa”.

Os advogados questionam a proibição do uso do telefone e das redes sociais, argumentando que as medidas limitam a comunicação necessária para a estratégia jurídica. O caso segue sob análise de Moraes, que também conduz investigações no âmbito do inquérito das milícias digitais.

Bolsonaro e outros réus do núcleo central da trama golpista foram condenados pela 1ª Turma do STF em 11 de setembro. O ex-presidente recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.