Moraes libera visita de cardiologista a Bolsonaro sem aviso prévio

Atualizado em 2 de dezembro de 2025 às 15:46
O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado de Michelle na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Foto: Folhapress

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que um cardiologista visite o ex-presidente Jair Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, sem a necessidade de aviso prévio. A decisão foi tomada após um pedido da defesa, que argumentou que ele precisa de acompanhamento médico especializado devido ao seu estado de saúde fragilizado.

O pedido de uma visita de um fisioterapeuta foi parcialmente negado, pois a defesa não apresentou uma solicitação formal do médico responsável para a realização das sessões. O cardiologista poderá visitar o ex-presidente sem que seja necessário informar a visita com antecedência.

O fisioterapeuta, por sua vez, precisará apresentar uma nova autorização judicial para realizar o atendimento. A decisão de Moraes foi uma resposta ao pedido da defesa, que alegou a necessidade de cuidados médicos para tratar de questões de saúde.

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes durante a posse do ministro na presidência do TSE. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses após ser condenado por sua participação na trama golpista. Ele está detido em uma cela especial na Superintendência da PF, localizada no Distrito Federal. A escolha do local foi justificada por Moraes com base no tratamento dado ao presidente Lula, que cumpriu pena em Curitiba (PR) durante a operação Lava Jato, em uma prisão também sob responsabilidade da corporação.

A defesa de Bolsonaro ainda pleiteia a prisão domiciliar para o ex-presidente, mas o pedido não foi aceito. O episódio envolvendo a tornozeleira eletrônica, no qual Bolsonaro a destruiu durante sua prisão domiciliar, ainda está sendo investigado pela PF.

Além do acompanhamento médico, Bolsonaro tem recebido visitas de familiares, mas com restrições. Moraes autorizou apenas as visitas que foram solicitadas pela defesa, e os encontros têm horários específicos determinados pela PF. As visitas estão limitadas aos dias de terça e quinta.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.