Moraes manda Bolsonaro apresentar “convite oficial” para posse de Trump

Atualizado em 11 de janeiro de 2025 às 11:13
Jair Bolsonaro e Donald Trump; recém-eleito presidente dos EUA convidou o ex-capitão para a cerimônia em 20 de janeiro – Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente um documento oficial comprovando o convite para a posse de Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA, antes de avaliar o pedido de devolução de seu passaporte. A cerimônia está marcada para 20 de janeiro de 2025, em Washington.

A defesa do ex-chefe de Estado brasileiro anexou ao pedido apenas um e-mail enviado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, de um remetente não identificado (“[email protected]”).

Moraes considerou o documento insuficiente, pois não contém detalhes como horário ou programação do evento.

Convite para a posse de Donald Trump
Convite para a posse de Donald Trump – Reprodução

Bolsonaro afirmou em suas redes sociais estar “muito honrado” com o convite para a posse de Trump.

O ex-presidente teve seu passaporte retido por ordem do STF em fevereiro de 2024, no âmbito de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2023. Desde então, Bolsonaro está impedido de deixar o país sem autorização judicial.

Em decisões anteriores, Moraes negou pedidos do ex-presidente para viagens internacionais, incluindo uma visita a Israel a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Documento em que Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump. Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line