Moraes pede à PGR que manifeste-se sobre estadia de Bolsonaro na embaixada

Atualizado em 27 de março de 2024 às 19:56
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Antonio Augusto/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), quer ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a explicação do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fuga para a embaixada da Hungria no Brasil. O magistrado deu cinco dias de prazo para o órgão se manifestar sobre o tema.

Em ofício enviado a Moraes, a defesa de Bolsonaro afirmou que ele se hospedou na embaixada para tratar de temas políticos. Os advogados do ex-presidente ainda alegaram que seria “ilógico” ir à sede do órgão diplomático para pedir asilo ou fugir de investigações.

O ex-presidente foi à embaixada no dia 12 de fevereiro, quatro dias depois de ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal na operação Tempus Veritatis, e ficou no local por dois dias. No ofício enviado ao ministro, a defesa de Bolsonaro alega que não havia nenhuma preocupação com uma eventual ordem de prisão naquele momento.

“Diante da ausência de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do peticionário à embaixada de um país estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga. A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvável e infundada”, alegam os advogados.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversa com o embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, dentro da embaixada da Hungria no Brasil. (Foto: Reprodução)

Segundo o documento, Bolsonaro “sempre manteve interlocução próxima com as autoridades daquele país, tratando de assuntos estratégicos de política internacional de interesse do setor conservador” e por isso foi à embaixada na ocasião.

Os advogados também alegaram que pediram permissão judicial ao Supremo quando Bolsonaro viajou a Buenos Aires para a posse do presidente do país, Javier Milei, no fim de 2023. A viagem ocorreu antes da apreensão de seu passaporte.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link