Moro cassado? Julgamento é considerado incerto e aumenta tensão no PR; entenda

Atualizado em 6 de março de 2024 às 7:04
O ex-juiz e atual senador Sérgio Moro. (Foto: Reprodução)

O julgamento do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em abril está gerando uma grande dose de incerteza e expectativa tanto entre seus apoiadores quanto entre aqueles que defendem sua cassação e inelegibilidade.

Dos sete membros do TRE-PR, dois, segundo informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, são considerados votos certos contra Moro, enquanto apenas um é visto como favorável ao ex-juiz. O restante, quatro integrantes, estão posicionados em uma espécie de meio-termo, com suas posições sendo interpretadas ora como pró-Moro, ora como adversas a ele.

Um exemplo dessa volatilidade é o voto do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do caso. Seu posicionamento, que antes era contabilizado como contrário a Moro, mudou recentemente para a categoria de “voto incerto”.

Toda essa incerteza está gerando uma atmosfera de tensão nos meios jurídicos do Paraná, onde Moro construiu sua carreira e acumulou tanto aliados quanto opositores fervorosos.

Vale ressaltar que Moro foi eleito senador pelo estado em 2022 com uma expressiva votação de 1.9 milhão de votos, o que o torna uma figura de grande relevância política na região.

As ações contra Moro alegam abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida dos meios de comunicação social durante sua pré-campanha em 2022.

Jair Bolsonaro com expressão desconfiada e mão no peito
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução/Agência Brasil

Estas ações foram movidas pelo Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro e pela Federação Brasil da Esperança, que inclui partidos como o PT, PC do B e PV, todos integrantes da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link