Moro é rejeitado por Guedes ao pedir para gravar vídeo de apoio

Atualizado em 30 de agosto de 2022 às 13:56
Sergio Moro, o juiz ladrão, e Paulo Guedes
Sergio Moro e Paulo Guedes
Foto: Agência Brasil

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado pelo Paraná, pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que gravasse um vídeo de apoio para a sua campanha eleitoral. O Planalto viu o movimento como uma sinalização do ex-ministro da Justiça para um eventual apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, segundo o G1.

Pessoas próximas a Moro confirmaram o pedido a Guedes, mas disseram que ele aconteceu em um contexto das conversas que os ex-colegas de ministério mantiveram, mesmo após o ex-juiz deixar o Ministério da Justiça.

De acordo com o G1, Guedes rejeitou o pedido. Em parte, para não irritar Bolsonaro, mas também para evitar conflitos com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), onde há ações que afetam a área econômica.

O ministro foi responsável pela aproximação de Moro com Bolsonaro em 2018, o que resultou na escolha do então juiz da Lava Jato como ministro do governo.

Moro saiu do Ministério após ataques a Bolsonaro e acusações de interferência do presidente na Polícia Federal.

Apesar das diferenças entre Moro e Bolsonaro, a campanha à reeleição do presidente vê a possibilidade de um eventual apoio do ex-juiz. Em especial, se Moro for eleito ao Senado e Bolsonaro tiver que enfrentar o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno.

O comitê de campanha de Bolsonaro reconhece que o ex-ministro ainda tem poder para influenciar votos e ajudar no discurso anticorrupção e poderia ajudar a ampliar a rejeição de Lula ao personificar a imagem do algoz na Lava Jato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link