Moro é rifado da disputa para o Senado pelo União Brasil

Atualizado em 2 de junho de 2022 às 12:39
Moro sentado
Ex-juiz Sérgio Moro
Foto:  Andre Coelho

O União Brasil parece não saber o que fazer com Sérgio Moro. O ex-juiz, que trocou o Podemos pela sigla nos últimos momentos, acabou perdendo a chance de disputar a presidência e agora também é rifado pelo partido na disputa pelo Senado em São Paulo.

O nome escolhido pela cúpula da legenda é Milton Leite, tradicional político da cidade de São Paulo e sempre eleito vereador com votação expressiva. A escolha foi feita de forma a manter o acordo do União Brasil em apoio ao governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ninguém da composição queria o ex-juiz como candidato a senador porque a rejeição dele poderia colar.

Moro já foi jogado fora e substituído por Luciano Bivar na corrida eleitoral para presidente, ainda que aparecesse em torno de 8% nas pesquisas e o novo nome mal consiga pontuar. O DCM havia mostrado que a decisão passou pela cúpula do União Brasil em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que usou sua influência para barrar a candidatura do ex-aliado.

O ex-ministro sempre quis ser candidato a presidente e nunca negou isso, mas cogitou se lançar para o Senado após pesquisas mostrarem o nome dele bem encaminhado na disputa contra José Luiz Datena (PSC). Agora, nem isso ele vai conseguir.

Fontes ouvidas pela reportagem explicam que o União Brasil já avisou Moro que, se ele quiser mesmo ser candidato, deve se lançar como deputado federal e é só isso que ele conseguirá na convenção partidária.