Moro estava bem representado na continência sabuja de Bolsonaro ao sub do sub de Trump. Por Tiago Barbosa

Bolsonaro presta continência para assessor de Trump. Foto: Reprodução/Folha

Não sejamos mesquinhos na análise da continência de Jair Bolsonaro a um assessor de Donald Trump.

Essa bajulação explícita, essa subserviência medíocre, esse viralatismo despudorado não são apenas do presidente eleito.

A continência representa, também, Sergio Moro, capacho dos EUA, responsável pela perseguição judicial a quem ousou defender a soberania brasileira.

É do novo pastor das relações exteriores, para quem o “globalismo marxista” só pode ser salvo pela ação messiânica do trumpismo.

É do ex-procurador Rodrigo Janot, serviçal de primeira ordem dos interesses norte-americanos, disposto a prestar contas de cada passo da Lava Jato ao Tio Sam.

É do PSDB, cujos representantes correram até Washington para entregar o nosso petróleo depois de conspirar e dar um golpe de estado contra uma presidente honesta.

É de Temer e asseclas, traidores dos interesses nacionais no desmonte da petrolífera em benefício do capital estrangeiro, sobretudo o norte-americano.

É do Judiciário brasileiro – de Barroso a Fux – com as decisões e omissões para sustentar uma farsa e manter na cadeia o presidente capaz de devolver ao país a dignidade.

É da mídia vendida, submissa, parcial e avessa ao povo, encarregada de criar a narrativa para legitimar a destruição do patrimônio brasileiro, celebrar a cultura do punitivismo, criminalizar países independentes da coleira dos EUA e canalizar o ódio contra a esquerda.

O que Bolsonaro fez foi resumir toda a degeneração política, econômica, social, trabalhista e até emocional da história recente do país na continência, o ato de humilhação extrema diante da comunidade internacional.

O gesto é apenas a síntese visível de um Brasil colocado à venda, por um preço bem baratinho, na liquidação da diplomacia mundial.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!