Moro não reage e pesquisa interna vazada para imprensa vira mico

Atualizado em 12 de janeiro de 2022 às 16:15
Moro no Estadão: “dois dígitos”

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) foi um jato de água fria nas expectativas do Podemos. Pesquisa interna do partido mostrava que o ex-juiz Sérgio Moro ultrapassaria a barreira dos dois dígitos logo após se filiar ao partido do senador Álvaro Dias. 

Mas Moro segue estacionado nos 9% há um mês. A única pesquisa que mostrou Moro com 10% foi do instituto Paraná Pesquisas, feita apenas no Estado natal do ex-juiz.

Não foi somente o Podemos que se iludiu com o potencial eleitoral de Moro. Várias matérias nos principais jornais do país davam como certo que Moro alcançaria mais de 10% nas pesquisas após sua filiação.

Segundo Alberto Bombig, no Estadão, “quem entende do riscado avalia que Sergio Moro baterá dois dígitos de intenção de voto nas pesquisas em breve, apenas no embalo do lançamento de sua pré-candidatura e do foco no combate à corrupção”.

O texto no jornal dos Mesquitas foi publicado dia 11 de dezembro. Apenas um dia após a filiação. Hoje fica claro que não passava de torcida.

Pesquisas internas não são registradas no TSE e servem apenas para tomada de decisão interna. Mas não é raro que reflitam a vontade de quem paga por elas. Ou seja: é muito comum que mostrem o candidato em uma posição muito mais confortável do que realmente está.

Além de mostrar um Moro mais combativo para dirigentes do Podemos do que o ex-juiz se mostra, o levantamento interno do Podemos também serviu para dar esperança à mídia amiga e provar que ela não faz milagre.

Pesquisa Genial?Quaest de janeiro de 2022