Moro, no PR, e Mourão, no RS, são eleitos senadores

Atualizado em 2 de outubro de 2022 às 21:05
Candidatos Moro e Mourão. Foto: Reprodução

Com 99% dos votos apurados, ss candidatos Sergio Moro (União Brasil) e Hamilton Mourão (Republicanos) foram eleitos senadores pelo estado do Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente. Moro teve 33,54% dos votos válidos e deixou para trás na reta final seu padrinho na política, Álvaro Dias (Podemos), que teve 23,9% dos votos e terminou em terceiro lugar, atrás de Paulo Martins (PL), com 29,14%.

No Rio Grande do Sul, Mourão conseguiu 44,25% dos votos válidos. Olívio Dutra (PT), ficou em segundo com 37,69% dos votos válidos. A ex-senadora Ana Amélia terminou em terceiro com 16,46% dos votos válidos.

Moro, 50, foi juiz federal por 22 anos e coordenou a Operação Lava Jato. Em novembro de 2018, deixou a magistratura após ser convidado pelo recém-eleito presidente Jair Bolsonaro (na época no PSL, hoje no PL) para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Paranaense de Maringá, é graduado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, cursou o mestrado e o doutorado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Já Mourão, 69, é natural de Porto Alegre e ingressou no Exército em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Entre 2014 e 2016, foi Comandante Militar do Sul, posto sediado na Capital. Exonerado da Secretaria de Economia e Finanças do Exército em 2017, Mourão entrou para a reserva em 2018.

No mesmo ano, o general ingressou no PRTB e foi candidato a vice de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais. A chapa foi eleita em segundo turno, com 55,1% dos votos. Em 2022, Mourão ingressou no Republicanos, o qual segue até o momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link