Moro oficializa filiação ao PL e ensaia chapa lavajatista com Deltan no Paraná

Atualizado em 24 de março de 2026 às 10:08
Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Foto: reprodução

O senador Sergio Moro oficializa nesta terça-feira (24) sua filiação ao Partido Liberal (PL), em cerimônia marcada para às 11h, em Brasília, com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e do senador Flávio Bolsonaro. A entrada do ex-juiz no partido ocorre em meio à estratégia do PL de fortalecer palanques estaduais para as eleições de 2026, com foco especial no Paraná.

A articulação para levar Moro ao PL contou com atuação direta de Flávio, que também incentivou a reaproximação entre o senador e o ex-deputado Deltan Dallagnol. Segundo o Globo, Deltan está em Brasília e deve anunciar sua pré-candidatura ao Senado, compondo com Moro uma chamada “chapa Lava-Jato”, enquanto o ex-juiz se prepara para disputar o governo estadual.

O movimento marca uma mudança de cenário político no Paraná. Após as eleições municipais de 2024, Deltan vinha se aproximando do grupo do governador Ratinho Júnior, sendo cogitado como alternativa ao Senado pelo PSD. Agora, sua possível entrada no projeto do PL indica uma migração de palanque e retoma a aliança com Moro após meses de distanciamento.

O afastamento entre Moro e Deltan se intensificou após a cassação do mandato do ex-procurador, em 2023. À época, aliados cobraram de Moro uma atuação mais incisiva em sua defesa, enquanto o entorno do senador argumentava que havia limites para interferência política em processos judiciais. Apesar disso, Deltan segue apto a disputar eleições, já que não teve os direitos políticos suspensos nem foi declarado inelegível.

Valdemar Costa Neto, Flávio Bolsonaro e Sergio Moro. Foto: reprodução

A filiação de Moro também ocorre após o PL encerrar negociações com o PSD de Ratinho Júnior e definir apoio ao ex-juiz no Paraná. Antes do rompimento, aliados de Flávio Bolsonaro chegaram a propor um acordo que envolveria apoio ao projeto estadual do PSD em troca da retirada de uma eventual candidatura presidencial de Ratinho, mas a proposta não avançou.

Após o acerto com Moro, Ratinho ainda tentou reverter o cenário e procurou Flávio Bolsonaro com uma nova proposta: abrir mão da disputa ao Planalto em troca de o PL retirar o apoio ao ex-juiz no estado. A tentativa foi rejeitada. Segundo interlocutores, o senador Rogério Marinho afirmou que “a palavra já estava dada” a Moro.

Sem acordo, o PL passou a estruturar um palanque próprio no Paraná, tendo Moro como principal nome. A desistência de Ratinho da disputa presidencial foi anunciada na sequência desse impasse, consolidando o novo arranjo político no estado.

A filiação desta terça ocorre poucos dias após reunião entre Moro e Valdemar Costa Neto, realizada na sede do partido em Brasília, quando foi selado o acordo que agora se concretiza publicamente.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.