Moro se tornou alvo do PCC por proibir visita íntima em presídios, diz promotor caçado pela facção

Atualizado em 23 de março de 2023 às 16:32
Promotor Lincoln Gakiya. Foto: Reprodução

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se tornou alvo do PCC após proibir visitas íntimas aos presos no sistema penitenciário federal, segundo o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), também alvo da facção.

“Moro é alvo destes criminosos por conta da portaria que ele baixou proibindo as visitas íntimas no sistema penitenciário federal. Isso realmente desagradou esses criminosos, não só do PCC, mas de todas as facções”, afirmou.

Assim como Moro, Gakiya também estava na mira do plano dos criminosos para atacar agentes públicos e autoridades. Os criminosos planejavam sequestrar e matar o senador e o promotor de Justiça.

Em entrevista ao UOL, Gakiya criticou o uso político da operação policial por causa da repercussão da fala de Lula contra Moro enquanto esteve preso em Curitiba.

“Embora o plano em si tenha sido descoberto em janeiro deste ano, os documentos e informações das investigações dão conta de que o plano está em andamento desde agosto de 2022, portanto no governo anterior. Não há motivo para dizer que foi algo engendrado pelo governo atual ou algo parecido. Infelizmente, estão fazendo uso político de uma operação de sucesso”, disse o promotor.

De acordo com Gakiya, o plano do PCC de sequestrar e matar autoridades era um ‘plano B’. A primeira opção era resgatar Marcola, chefe da facção criminosa.

“O plano não era só contra Sergio Moro e a mim. Em 2019, o PCC já havia determinado que a prioridade era tentar o resgate do Marcola. Eles determinaram isso como ‘plano A’ e o denominaram com ‘STF’. O ‘plano B’ era o ‘STJ’. Se o resgate do Marcola não tivesse sucesso, era para desencadear o ‘plano B’, que eram ataques a agentes públicos e sequestro de autoridades para forçar o governo a devolver Marcola para o sistema penitenciário paulista”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link