Morre Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, aos 68 anos

Atualizado em 8 de março de 2024 às 7:19
Akira Toriyama, criador do Dragon Ball. (Foto: Reprodução)

Autor dos quadrinhos e desenhos animados “Dragon Ball”, o japonês Akira Toriyama morreu aos 68 anos, conforme anunciado pela sua editora e estúdio de produção nesta sexta-feira (8).

A franquia “Dragon Ball” também publicou em sua conta oficial na rede social X que Toriyama morreu em 1º de março devido a um “hematoma subdural agudo”, deixando vários trabalhos em andamento no processo de criação.

“É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, publicou a franquia “Dragon Ball”.

“No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo (…) Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”.

O estúdio informou que os funerais do criador já ocorreram na presença de sua família e de poucos amigos próximos. Também pediu aos seguidores que não enviem flores ou presentes de condolências.

Dragon Ball

“Dragon Ball” é um dos quadrinhos de mangá mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos, com pelo menos 260 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, segundo o site especializado Mangazenkan.

A história, iniciada em 1984, expandiu-se para várias séries de anime, filmes e videogames, apresentando personagens como Son Goku, Krilin, Vegeta e Piccolo, que lutam contra ameaças como Freezer e Cell para proteger a Terra.

Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama também é conhecido por “Dr. Slump”, que virou série de televisão. Sua editora Shueisha lamentou a morte, enquanto criadores como Eiichiro Oda, de “One Piece”, expressaram tristeza pela perda.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link