Morre filho caçula baleado por secretário bolsonarista que tirou a própria vida

Atualizado em 13 de fevereiro de 2026 às 20:02
Secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara Thales Machado e o dois filhos. Foto: Reprodução

Morreu nesta sexta-feira (13) Benício Araújo Machado, de 8 anos, em Itumbiara (GO). O menino estava internado em estado gravíssimo no Hospital Estadual de Itumbiara desde quarta-feira (11), após ser atingido por disparos efetuados pelo pai, então secretário de Governo de Itumbiara (GO), Thales Naves Alves Machado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

Benício foi socorrido e encaminhado à unidade hospitalar na noite de quarta-feira (11), após os disparos. O bolsonarista Thales Naves Alves Machado era genro do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.

O irmão mais velho, Miguel Araújo Machado, de 12 anos, também foi baleado e morreu após ser socorrido. Segundo a Polícia Civil, após atirar contra os filhos, o secretário tirou a própria vida no local.

Thales Machado e Diones Araújo. Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada e realizou o isolamento e a preservação da área até a chegada da perícia. A ocorrência foi registrada no mesmo dia.

A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias e a motivação do crime. Até o momento, não há indícios de participação de outras pessoas. O caso é conduzido pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH).

A Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias. Em nota, o município informou a suspensão dos atendimentos ao público durante o período. A mãe das crianças estava viajando no momento do crime.