Morre Nélida Piñon, primeira presidenta da Academia Brasileira de Letras

Atualizado em 17 de dezembro de 2022 às 18:20
Nélida Piñon
Foto: Leo Aversa

Morreu, neste sábado (17), a escritora Nélida Piñon, aos 85 anos. Ela era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi a primeira mulher a ser presidente da instituição, em 1996.

Ruy Castro, um dos imortais da ABL, confirmou a morte da colega ao Jornal GNews, da GloboNews. “Viveu em função da literatura, viveu para a literatura, ela foi uma das primeiras mulheres a integrarem a academia e abriu portas para outras (mulheres)”, disse.

“A delicadeza, a gentileza é uma marca dela e ainda transparece na obra dela”, completou Castro.

Nélida era carioca, mas atualmente morava em Portugal. A escritora morreu em Lisboa e as causas da morte não foram divulgadas

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ela foi a primeira mulher no mundo a presidir uma academia de letras. Com mais de 20 livros publicados, suas obras foram traduzidas em mais de 30 países. Entre eles, romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias.

Nélida também foi vencedora de dezenas de prêmios, nacionais e internacionais. Ela colaborou em diversos jornais e revistas literárias e chegou a ser correspondente no Brasil da revista “Mundo Nuevo”, de Paris.

O seu primeiro romance foi publicado em 1961, “Guia-mapa de Gabriel Arcanjo”. Em 1972, lançou “A Casa da Paixão”, considerado um de seus melhores e mais conhecidos romances, vencedor do Prêmio Mário de Andrade.

Ela ganhou o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Literatura Latino-Americana e do Caribe, em 1995 – foi a primeira vez que a homenagem foi dada a uma mulher e para um autor de língua portuguesa. Nélida também foi ganhadora do prêmio Bienal Nestlé, na categoria romance, pelo conjunto da obra, em 1991, além de vencer o APCA e o Prêmio Ficção Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance “A República dos Sonhos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link