Morre o pianista Sergio Mendes, ícone internacional da música brasileira

Atualizado em 6 de setembro de 2024 às 12:56
O pianista Sergio Mendes, astro internacional da música brasileira. Foto: Reprodução

O pianista Sergio Mendes (83) morreu nesta sexta (6) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Astro da música brasileira no exterior, ele vinha enfrentando doenças causadas por problemas respiratórios desde o fim de 2023. Familiares do artista confirmaram a morte, mas não detalharam a causa do óbito.

Casado com a cantora Gracinha Leporace há mais de 50 anos, ele vivia há seis décadas em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além da esposa, ele deixa cinco filhos. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento do artista.

Nascido em 194 em Niterói (RJ), Mendes foi o principal expoente do samba-jazz e iniciou a carreiro ao lado de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell. Ele se tornou mundialmente famoso posteriormente, colaborando com músicos do jazz como Herb Alpert e Cannonball Adderley.

O artista foi o brasileiro com mais gravações emplacadas no Top 100 das paradas americanas, com um total de 14 canções. Em 1966, a música “Mas que nada” conquistou o 47º lugar e, em 1984, “Olympia” esteve na 58ª colocação.

Ele também chegou ao quarto lugar nas rádios dos Estados Unidos com sua versão bossa nova da música “The look of love”, de Burt Bacharach e Hal David, em 1967. Quinze anos depois, conquistou a mesma posição com “Never gonna let you go”.

Mendes ganhou um Grammy, dois Grammys latinos e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música “Real in Rio”, presente no filme “Rio”, de 2011.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line