Morre Tom Wilkinson, o ator de “Full Monty”, aos 75 anos

Atualizado em 30 de dezembro de 2023 às 14:24
Tom Wilkinson (à direita) em “The Full Monty”

O renomado ator britânico Tom Wilkinson, famoso por seus papéis em The Full Monty, Shakespeare In Love e The Best Exotic Marigold Hotel, faleceu aos 75 anos. Wilkinson, que conquistou um Bafta por sua atuação em “The Full Monty”, de 1997, também foi aclamado por seu trabalho em uma série de streaming da Disney+ que revisitou os personagens do filme 26 anos mais tarde.

Ao longo de sua carreira, Wilkinson foi indicado seis vezes ao Bafta, o maior prêmio do cinema inglês, e recebeu duas indicações ao Oscar por seus papéis em “Michael Clayton” e “In The Bedroom”. Ele se destacou em uma variedade de gêneros, desde dramas de época como Razão e Sensibilidade e Bela até filmes de ação como Hora do Rush e RocknRolla, de Guy Ritchie.

Sua habilidade em retratar figuras políticas americanas foi reconhecida com um Emmy por interpretar Benjamin Franklin na minissérie “John Adams” de 2008 e uma indicação ao Emmy por seu papel como o pai de John F. Kennedy em “The Kennedys”. Ele também interpretou o presidente Lyndon B Johnson no filme “Selma”, de 2014.

Nascido em Leeds e criado entre o Canadá e a Cornualha, Wilkinson descobriu sua paixão pela atuação aos 18 anos. Ele estudou na Royal Academy of Dramatic Art (Rada) antes de iniciar sua carreira no teatro e na televisão. Sua estreia no cinema veio com a minissérie First Among Equals, baseada no romance de Jeffrey Archer.

Wilkinson era casado com Diana Hardcastle desde 1988, com quem compartilhou a tela em “The Kennedys” e no filme “Good People”. O casal teve duas filhas, Alice e Molly. Outros créditos notáveis de Wilkinson incluem “Batman Begins”, “O Patriota”, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, “O Cavaleiro Solitário” e “Negação”.

Conhecido por sua abordagem realista e perfil discreto fora das telas, Wilkinson foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) em 2005, reconhecendo sua contribuição ao teatro.