Morte de fã de Taylor Swift: Dino anuncia medidas contra T4F e empresas que restringem água em shows

Atualizado em 18 de novembro de 2023 às 9:50
Flávio Dino, ministro da Justiça, anunciou medida contra restrição a água em shows. Foto: reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado (18) que o Ministério tomará medidas imediatas após denúncias de que produtoras de shows têm dificultado ou vetado o acesso à água em meio à onda de calor que afeta o país. O pronunciamento foi feito após a morte de Ana Benevides durante o show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, onde mais de mil pessoas desmaiaram devido ao calor intenso.

“Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar providências cabíveis quanto às denúncias de falta de água em shows. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, escreveu Dino em sua conta no X, antigo Twitter.

“A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos”, anunciou em uma segunda postagem.

Após o incidente, as redes sociais foram inundadas por críticas à Time For Fun (T4F), a empresa responsável pelo evento. Fãs alegam que a proibição de entrada com garrafas de água obrigou o público a comprar o produto a preços elevados dentro do estádio, resultando em desidratações e desmaios.

Os termos como “T4F EXIGIMOS RESPEITO” e “Justiça por Ana” entraram entre os assuntos mais comentado no Twitter, com usuários apontando descaso da organizadora e expressando indignação com a regra que, segundo eles, contribuiu para a situação crítica. Relatos destacam que mesmo membros da equipe de Taylor Swift distribuíram água durante o show devido ao calor intenso.

A revolta do público surge em meio ao sucesso financeiro da T4F, evidenciado em seu balanço do segundo trimestre de 2023, que revelou um aumento de 93,2% nos lucros em comparação com o mesmo período de 2022. A turnê “The Eras Tour” de Taylor Swift, que teve ingressos esgotados para todas as seis apresentações no Brasil, é apontada como um dos principais impulsionadores desse crescimento econômico.

O deputado federal André Janones também se manifestou, anunciando que acionará o Ministério Público. “O que aconteceu é questão de saúde e segurança pública. Vamos oficiar o Ministério Público e garantir que pessoas que colocam o dinheiro acima de vidas sejam responsabilizadas”, declarou Janones.

“Essa morte é INACEITÁVEL! A T4F PROIBIU A ENTRADA DE GARRAFINHAS DE ÁGUA!!! A sensação térmica foi de quase 60°. Ana Benevides morreu em função do calor, sem conseguir acesso a água. O QUE É ISSO???”, publicou o influenciador Felipe Neto, também em protesto ao incidente.

Até o momento, a T4F não se manifestou sobre a tragédia e as alegações de falta de acesso à água.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link