Motoristas e cobradores de ônibus de SP marcam greve para sexta (1)

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 13:44
Motoristas de ônibus de SP farão greve em protesto contra cancelamento do resultado das eleições de sindicato. Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo anunciaram que farão uma greve nesta sexta (1) contra decisão da Justiça que determinou o cancelamento do resultado das eleições do SindMotoristas (sindicato de motoristas e trabalhadores de ônibus do estado). Os trabalhadores já fecharam terminais em meio à eleição, no último dia 21.

Segundo o sindicato, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) agendou e cancelou duas audiências de conciliação no processo que trata da suspensão das eleições. Para a entidade, o cancelamento da disputa desrespeita seu estatuto e a Constituição Federal. “A autonomia sindical não está sendo respeitada”, afirmou o grupo ao anunciar a greve.

A suspensão da eleição ocorreu após pedido de uma das chapas da disputa, o Grupo Oposição e Luta, que é contrário à atual gestão. A chapa que representa a diretoria da entidade, Resgate Raiz, venceu o pleito com cerca de 14 mil dos 20 mil votos totais.

Quatro chapas disputaram a eleição e três delas pediram o adiamento da votação para substituição das cédulas de papel por urnas eletrônicas. A Resgate Raiz alegou que o estatuto da entidade prevê que a disputa ocorra com cédulas impressas.

Em reunião, a entidade decidiu adiar a eleição, mas a Justiça do Trabalho anulou a assembleia e manteve o resultado. Na sequência, uma das chapas pediu liminar para suspender a votação e a segunda instância do tribunal confirmou o cancelamento, impondo multa de R$ 50 mil a cada integrante da comissão eleitoral.

As disputas internas do SindMotoristas têm sido caóticas e a última eleição registrou ataque a tiros, roubo de uma urna e precisou do acompanhamento de policiais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.