Mourão passa pano para declaração de Bolsonaro sobre ditadura e AI-5

Atualizado em 16 de maio de 2022 às 12:51
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.
Foto: Isac Nóbrega/PR

Em entrevista a jornalistas no domingo (15), o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) minimizou a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou que quem leva faixa pedindo a volta do AI-5 (ato institucional mais duro da ditadura militar) não deveria ser preso.

“Olha só, você acha que isso tem repercussão? O maluco levanta uma faixa lá ‘AI-5’. Existe AI-5? Você tem que ter pena do cara que levanta a faixa do AI-5. Você tem que chegar para ele, da imprensa, ‘ô, amigo, o AI-5 foi lá na época dos anos 60 que tinha ato institucional (…) não existe isso’. Você tem que ter pena dessa pessoa e não querer prender”, afirmou o chefe do Executivo durante um passeio de moto por Brasília.

Questionado sobre a declaração do chefe, o general disse que o regime tem que ser tratado apenas como “fase da história do Brasil”.

“Cada fase da história do Brasil tem suas características e seus aspectos. Isso aí já passou, né? Quem nasceu em 1968 tem quantos anos hoje? 54?”, indagou Mourão.

O militar ainda tirou sarro ao ser perguntado sobre o motivo de ainda ter pessoas que defendem o ato e pedem a volta da ditadura. “Tem gente que sai de foice e martelo ainda. Cada um com sua loucura”, ironizou.